Menu fechado

A Porta Santa é um gesto da misericórdia de Deus

A Porta Santa é uma porta especial em uma catedral ou em uma basílica,  aberta somente em anos jubilares. Normalmente esse acontecimento se repete a cada 25 anos, intervalo entre os anos santos ordinários. Entretanto ela pode ser aberta durante anos extraordinários como fez em 1983, o então Papa João Paulo II.

Em 8 de dezembro de 2015, Papa Francisco inaugurou o Ano Santo da Misericórdia abrindo a Porta Santa que ficará aberta até 20 de novembro de 2016.

Muitos se perguntam o significado da Porta Santa. ”A Porta Santa é simbólica: ela representa o passo do pecado à redenção, da morte à vida, do não crer à fé. Jesus se descreve como “a Porta”. Precisamos entrar por ele para chegar ao Pai. A porta é a via da salvação”.

Papa Francisco lembra que :“haverá nesta ocasião uma Porta da Misericórdia, e quem passar por ela poderá experimentar o amor de Deus que consola, que perdoa e dá esperança”.

O dia 8 de dezembro escolhido para o início do Ano Jubilar tem duplo significado. Nessa data celebramos a solenidade da Imaculada Conceição. A Virgem Maria é a porta pela qual a Salvação entrou no mundo, além disso,  marca os 50 anos do Concílio Vaticano II.

Passar pela Porta Santa, não é somente cumprir uma preceito. Passando por essa Porta você recebe uma indulgência plenária, ou seja, a “remissão da pena temporal pelos pecados perdoados em confissão”  sempre e quando o ato for acompanhado pela comunhão e pela confissão, e a pessoa fizer um ato de fé, rezar pelas intenções do Papa e realizar um ato de misericórdia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *