CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO – 2018

Clique aqui para o Áudio de cada dia do Jejum

 

Roteiro para baixar e imprimir:  em PDF   em DOC

“Naqueles dias, eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram três semanas completas”. (Dn 10, 2-3)

            Querido irmão, Deus seja glorificado por você ter aceitado viver esse tempo de jejum e de oração. Que seja uma jornada repleta do poder do Espírito Santo!

 A passagem acima descrita, tirada do livro do profeta Daniel, é o exemplo clássico de um “jejum parcial”, realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade. Chamamos “jejum parcial” porque consiste na aplicação de uma dieta limitada, ao invés da abstinência absoluta de alimentos.

            Está claro que existe um valor muito grande nesse tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar do seu jejum foi uma tremenda visitação do Anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (vers. 13-22). Além disso, o próprio Anjo de Deus, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitência: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que eu  vim” (v. 12).

 Quando somos movidos pela promessa de Deus e, numa atitude que o agrada, começamos a transformar essa promessa em realidade no jejum e na oração; no momento mesmo em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas orações são ouvidas no céu! Profetizamos que desde o primeiro dia desse tempo da Campanha de jejum você irá experimentar a alegre certeza de que suas orações estão chegando ao trono do Altíssimo e estão sendo levadas em conta por Ele.

            Daniel dedicou três semanas completas (vinte e um dias) ao jejum e à oração. O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt 6, 1-18 vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel. Em alguns momentos de decisão, porém, somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isso sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.

            Para ajudar você a aproveitar bem esse tempo de bênção, apresentamos alguns passos importantes a serem vividos na Campanha Daniel:

            1 – É importante estabelecer o propósito que vai mover o seu jejum. Olhando as Sagradas Escrituras, encontramos muitas razões que levaram pessoas ao jejum. Se vamos jejuar, devemos ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar: estar com Deus; receber sua Palavra e alguma orientação concreta; interceder por alguém ou alguma situação; enfrentar satanás e suas tentações. É preciso que você ore e peça ao Espírito Santo que revele sobre que intenções particulares você deve combater. Que pessoas estão perto de você e longe de Deus? Que situações precisam ser saradas pelo Senhor em sua vida, etc? Anote num papel as intenções que o Senhor for revelando a você e deixe-as à mão, para que você recorde delas na oração pessoal.

            2 – Por três semanas (vinte e um dias), a contar de 5 a 25 de novembro, você está convocado para esse jejum parcial. Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor. Lembre que, no seu jejum, Daniel esteve “pranteando por todo o tempo”, ou seja, ele teve um coração quebrantado e fervoroso diante de Deus. Para alimentar sua oração diária, oferecemos a você um roteiro de passagens da Escritura. Durante esse tempo, evite alimentos aos quais você é mais apegado e que servem mais para o gosto do que para as necessidades reais do organismo (doces, refrigerantes, excesso de fritura, etc).

            Além disso, evitando extravagâncias, vamos escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia. Cuidado somente para não descontar na próxima refeição e compensar o que foi omitido. Pessoas que fazem uso de medicamentos devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios. Pessoas com problemas de pressão ou diabetes, ou outro tipo de limitação de saúde, devem conhecer as reais necessidades do seu organismo e adaptar o jejum.

            3 – No dia 5 de novembro, segunda-feira, às 20h, faremos a consagração do jejum num momento de louvor na igreja. O jejum começa nesse dia desde o amanhecer. Se você puder estar conosco nesse louvor de entrega, traga as intenções pelas quais você vai oferecer o jejum. Caso você não possa comparecer a essa reunião de oração, sinta-se unido aos irmãos que vão jejuar com você e entregue seu jejum num momento de oração pessoal. No dia 25 de novembro, domingo, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, às 16h, encerraremos o jejum enquanto oramos pelo nosso bairro, no encontro “NOSSO BAIRRO PERTENCE A JESUS”.

 Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum:

            Durante o tempo do jejum, você é convidado a intensificar sua oração pessoal. Por isso, oferecemos passagens da Escritura que falam da direção de Deus para nossa vida. Peça ao Senhor o entendimento de que cada passagem se refere a você. A Palavra de Deus é semente: o que ela contém em si é o começo de grandes transformações. Use cada passagem sugerida no roteiro abaixo como uma semente de vitória sobre sua vida e declare a fidelidade do Senhor.

1º. dia – Leia Jeremias 29, 11-13 e renove sua esperança nos planos de Deus para você.

2º. dia – Leia Romanos 8, 13-17 e peça ao Pai que o conduza através do Espírito Santo.

3º. dia – Leia João 15, 4-5 e ore unindo-se a Jesus, a Videira Verdadeira.

4º. dia –  Leia 1 Tessalonicenses 5, 16-18 e dê graças, porque essa é a vontade de Deus.

5º. dia – Leia Romanos 12, 2 e peça ao Espírito Santo que lhe dê o dom do discernimento.

6º. dia – Leia Efésios 5, 15-17 e peça ao Espírito Santo que faça de você uma pessoa prudente.

7º. dia – Leia 1 Tessalonicenses 4, 3-7 e peça ao Senhor que purifique sua vida.

8º. dia – Leia 1 carta de João 2, 15-17 e busque forças para não se conformar aos critérios do mundo.

9º. dia – Leia Salmo 26 e peça ao Senhor que o guie pelo caminho reto (v.11).

10º. dia – Leia Is 58, 6-11:  descubra o jejum que agrada ao Senhor e o exercite na sua vida.

11º. dia – Leia Gálatas 5, 22-26 e peça ao Senhor que você ande com o Seu Espírito nesse dia.

12º. dia – Leia Salmo 30, 1-5 e peça a direção do Senhor para o dia de hoje.

13º. dia – Leia Salmo 142, 7-12 e peça ao Senhor que mostre o caminho pelo qual você deve seguir.

14º. dia – Leia Gálatas 6, 7-10 e peça ao Senhor que esse dia seja uma semeadura no Espírito Santo.

15º. dia – Leia João 14, 21-26 e peça ao Espírito Santo que ensine você a cumprir a palavra de Jesus.

16º. dia – Leia Ezequiel 36, 24-28 e peça um novo coração, cheio do Espírito Santo.

17º. dia – Leia Salmo 32 e diga ao Senhor que você espera n’Ele e em sua Providência.

18º. dia – Leia Salmo 15 e peça ao Senhor que lhe dê conselhos nesse dia.

19º. dia – Leia Salmo 17, 29-37 e declare que o Senhor é fiel em todos os seus caminhos.

20º. dia – Leia Isaías 35 e peça ao Senhor que conduza você por um caminho santo e uma vereda pura.

21º. dia – Leia João 14, 1-7 e peça a Deus que você jamais se perca do Verdadeiro Caminho, Jesus Cristo.

 

2 comments

  1. Estarei unida e em iração nestes 21 dias de jejum de Daniel.
    Não moro mais no Rio, mas acompanharei.
    Se puderem fazer alguma live ou gravarem p que tenhamos acesso as orações na Paróquia, seria ótimo.

  2. Numa época tão difíci,l em que estava sentindo necessidade de intensificar minhas orações para me fortalecer, chegou esse presente dos céus. Jejum de Daniel! Sou muito grata a Deus que permanece atento as minhas necessidades!! Já passei para todos que como eu, esperavam ansiosos por esse presente! Que Deus fortaleça cada vez mais esse seu servo aqui na terra. Obrigado padre Antônio José!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *