diversos-titulos-de-nossa-senhora

Maria, Mãe de Deus, é reverenciada de diversas formas. Ao longo do tempo, diversas denominações foram conferidas à Virgem Santíssima. Os títulos atribuídos a Ela são designados através da devoção popular, da história ou ainda das festas Litúrgicas em que a Igreja celebra Aquela que foi escolhida por Deus, desde sempre, para trazer ao mundo o Salvador.

Maria, pela qual passam todas as petições, é o canal que une o céu à terra.

Suas aparições lhe conferem os nomes dos lugares onde, pela graça de Deus, Ela se manifestou. Seu socorro lhe suscita títulos de poder, de excelência, de bondade.

A Igreja celebra Maria, a Mãe de Deus (Teotókos), na Anunciação, na Natividade, na Apresentação, a Imaculada, enfim, Maria é única e reúne todas as virtudes que só Deus poderia conferir a uma única pessoa.

A celebração de um ano mariano nos traz mais para perto da Mãe de Jesus e nos faz querer conhecer mais e melhor essa que é a Mãe da Misericórdia, que com seu “sim” abraça os planos de Deus e vive uma vida de amor a Jesus e aos filhos que lhe foram confiados.

As primeiras imagens de Nossa Senhora, segundo a Tradição, remontam aos primeiros séculos. A mais antiga é um afresco do início do século II e se encontra na catacumba de Priscila, em Roma.

Na Ladainha de Nossa Senhora encontramos os mais belos títulos com que a Igreja honra a Santíssima Virgem: Santa Mãe de Deus, Mãe de Cristo, Mãe Imaculada, Virgem Fiel, Causa da nossa Alegria, Rosa Mística, Estrela da Manhã, Refúgio dos Pecadores, Rainha dos Apóstolos, Rainha da Paz.

Venerada por suas aparições e socorro às necessidades de seus filhos, Maria recebe denominações como: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Cabeça, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Ajuda e tantos outros títulos que nos levam a constatar a grandeza de Maria junto à Santíssima Trindade.

É a mesma Maria, Aquela que, em um gesto de amor, doou a vida em favor de todos com um único “sim”. A mesma que socorre, adverte, acolhe e ensina através de suas virtudes a caminhar com Jesus e a fazer tudo aquilo que Ele nos disser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *