Menu fechado

YOUCAT – CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

Jovem, talvez o maior desafio que você pode encontrar hoje é, diante das adversidades do mundo, ser e fazer a diferença. Proclamar a fé que você professa é ser o sal da terra e a luz do mundo. Por que, então, não ser assim? É isso que Jesus espera de cada um. E então? Seja corajoso(a) e assuma a sua identidade de Batizado(a) e faça a diferença. Veja o que Jesus diz: “Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situa­da sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz dian­te dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5, 13-16).

Deixem que resplandeça a luz que emana de vocês. O vigor de que o mundo precisa está no seu coração. Jovens, conheçam sua fé, leiam, estudem, proclamem. Essa luz que insiste em brilhar em vocês não pode ser escondida, ela precisa estar no alto, para que tantos quantos encontrem você sejam iluminados por ela.

 “O Youcat, Catecismo jovem da Igreja Católica, é um catecismo escrito especificamente para os jovens, com uma linguagem atual, imagens, frases bíblicas e textos complementares que chamarão sua atenção para os ensinamentos da Igreja Católica.” Ele vem responder perguntas que, talvez até hoje, estejam guardadas em seu coração e por isso você ainda não despertou para a grandeza do amor de Deus e para aquilo que você é como filho de Deus.

O Papa emérito Bento XVI diz: “Estudai o catecismo! Esse é o desejo do meu coração. Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal, se estiverdes namorando, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na internet! Tendes de saber em que credes. Tendes de estar enraizados na Fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação”.

Pois então, beba dessa fonte!

Refletindo e aprendendo

Por que estamos no mundo e por que Deus nos criou?

Bem, estamos no mundo para conhecer e amar a Deus, para fazer o bem segundo a Sua vontade e um dia ir para o céu. Ele nos criou por livre e desinteressado amor.

Ser pessoa humana significa vir de Deus e ir para Deus. Nós viemos de Deus, do qual emana toda a felicidade do céu e da terra e somos esperados na Sua eterna e ilimitada bem-aventurança. Vivemos em um mundo atribulado, onde nem sempre sentimos a Sua presença. Entretanto, para nos ajudar a encontrar o caminho de casa é que Ele nos enviou Seu único Filho para nos libertar do pecado. Ele nos salvou de todo o mal e nos conduz sem nenhuma dúvida à verdadeira Vida. Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida”.  “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14, 5-6)

E por que Ele nos criou? Criou-nos por livre e desinteressado amor. Podemos pensar Deus de um modo humano. Como assim? Quando uma pessoa ama, seu coração está tão cheio que transborda e ela quer partilhar essa alegria com todos. Assim é nosso Deus, ele nos criou a partir do “excesso” de Seu amor. Ele queria partilhar a Sua infinita alegria conosco, criaturas do Seu amor.

Na próxima partilha, vamos refletir sobre por que procuramos Deus e como podemos descobri-Lo com a nossa razão.

Fique atento!:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *