Menu fechado

Desenvolvimento infantil integral

Em consultas de rotina com diferentes médicos pediatras, mais de uma vez ouvi a seguinte receita para conferir se a criança pequena está saudável: comer bem; dormir bem; exercitar-se bem.

Escrevendo sobre o início da vida e a relação mãe-bebê, Tracy Hogg e Melinda Blau, autoras da coleção “Encantadora de bebês”, apresentam uma proposta de rotina diária com um recém-nascido. No intuito de ajudar as mamães a atenderem as principais necessidades dos seus bebês, essa rotina é dividida em quatro momentos, que se repetem de forma cíclica: alimentação, higiene, estimulação e descanso.

O que essas informações têm em comum? Elas iluminam um olhar sensível para as necessidades básicas de um ser humano, que podem ser mais facilmente notadas nos primeiros anos de vida. Essas necessidades, universais e presentes em todas as faixas etárias, podem ser organizadas nesses 4 grandes pilares:

  1. nutrição;
  2. higiene e limpeza;
  3. movimentação e estimulação (desafio);
  4. descanso e relaxamento

A partir dessas palavras-chave temos um mapa para auto avaliar de modo simples como anda o desenvolvimento da nossa criança (e a nossa própria saúde também, se desejarmos). Afinal, ter saúde não é apenas estar sem dores ou doenças. Vai muito além, englobando o bem-estar físico, psicossocial e espiritual.

Crianças que estão apresentando algum tipo de dificuldade psicológica ou um conflito emocional importante com frequência vão apresentar alterações nessas áreas. Problemas para comer ou parar de comer, para ir dormir ou acordar, dificuldades em encarar desafios ou para não entrar em brigas, entre outros. Esses pilares nos ajudam a observar o desenvolvimento infantil de modo global, integrado.

No plano da saúde espiritual também podemos observar esses mesmos princípios. A criança necessita ser nutrida espiritualmente, assim como ser estimulada e desafiada a superar seu comodismo e desenvolver virtudes, a fazer sacrifícios e penitências.

É importante também que ela tenha a experiência de “descansar em Deus”, sentindo-se amada e cuidada pelo Pai do Céu.

Desse modo, podemos celebrar aquelas áreas que estão fluindo bem e reconhecer nosso esforço diário! Contudo, perceber quais pontos necessitam de melhora é igualmente importante, para que nossa criança se desenvolva cada vez mais saudável, de corpo, mente e espírito.

Yolanda Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *