Menu fechado

Dedicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

O que é a Dedicação de uma igreja?
Deus se revela ao homem, faz uma Aliança com o povo escolhido e dele recebe o culto de louvor. O Antigo Testamento relata que os cultos e orações realizados pelo povo de Israel aconteciam no deserto e em tendas. Hoje, as igrejas são os locais onde se reúne o povo de Deus para ouvir a Palavra. Portanto, são lugares santos.

Assim como Salomão, por ordem de Deus, consagrara solenemente o Templo em Jerusalém, também a Santa Igreja, com belas cerimônias, dedica e consagra os seus templos.

A Dedicação é um rito solene muito antigo, no qual o altar e as paredes são ungidos com óleo. Em virtude dessa unção, o altar torna-se símbolo de Cristo, que é o Ungido, e a unção da igreja significa que ela está dedicada, totalmente e para sempre, ao culto cristão. Essa Consagração imprime-lhe um caráter de santidade.

A cerimônia, que é cheia de simbolismos, além da beleza do seu ritual, insere a comunidade no contexto da vida cristã.

A aspersão da água nas paredes da igreja e sobre o povo reunido é como um rito penitencial, é um clamor de purificação, tanto do local como do povo. Por isso, nessa celebração, não há o ato penitencial. A unção, tanto das paredes como do altar, consagra a mesa onde é realizado o sacrifício de Cristo; o incenso queimado sobre o altar, simboliza o sacrifício de Cristo que aí se perpetua no mistério, subindo a Deus em odor suavidade; contudo, exprime também que as orações do fiéis chegam ao Pai; incensa-se também o povo de Deus, pois ele é o templo vivo, no qual cada fiel é o altar espiritual; a deposição das relíquias dos santos nos remete aos primórdios, quando as celebrações eram realizadas nas catacumbas.

As relíquias dos mártires depositadas sob o altar simbolizam a entrega de sua vida em amor a Jesus Cristo; a iluminação simboliza a luz que é o próprio Cristo, que nos tira da escuridão e nos faz luz no mundo. Enfim, tudo isso, inclusive a prece da dedicação, são ritos que manifestam, pelos sinais visíveis, algo das obras invisíveis que o Senhor realiza por meio dos divinos mistérios da Igreja, sobretudo pela celebração da Eucaristia.

A igreja é o espaço sagrado, onde se tem um encontro com Deus. Lugar de oração, de entrega, de relacionamento íntimo com o Pai. Por tudo isso, o respeito, o zelo se fazem necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *