Menu fechado

 “Aos Pés da Cruz”

O bispo auxiliar, animador dos Diáconos na Arquidiocese, Dom Luiz Henrique, escreveu assim na apresentação do livro “Aos pés da Cruz”, escritos pelos alunos da escola diaconal: “O livro se destaca pela simplicidade, o que é próprio das coisas de Deus. Tem como objetivo ajudar a todos os fiéis no caminho da espiritualidade e da prática sacramental”.

Segundo Luciano, o livro visa dividir com os irmãos de comunidade paroquial um pouco da espiritualidade franciscana que animou a vida de Padre Pio. Num primeiro momento o leitor é convidado, então, a conhecer um pouco da vida de São Pio de Pietrelcina. Foram selecionados alguns textos importantes, inclusive a homilia de João Paulo II na ocasião da canonização de Padre Pio. Depois há meditações diárias, a partir de frases de Padre Pio e da Palavra de Deus. Há orações compostas por ele e orações de cunho franciscano e mariano.

Por fim, foi selecionada, das Fontes Franciscanas o escrito “A Perfeita Alegria”. Este lindo conto místico faz parte de um conjunto de histórias chamadas “Fioretti” (Florzinhas). Trata-se de pequenos relatos sobre a vida de São Francisco de Assis e dos primeiros frades. Eram histórias transmitidas de maneira oral e compiladas muitos anos depois. De modo particular, “A Perfeita Alegria” expressa muito bem a mística franciscana e nos ajuda a entender melhor a espiritualidade que Frei Pio vivia. De acordo com os alunos, esse é um ‘livro de cabeceira’, para ser lido com calma, e se tornar parte das orações diárias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *