Menu fechado

Educar com Deus: educação, saúde e espiritualidade andando de mãos dadas

Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança (Gen 1,26), Ele os quis em família. A  família é o eixo da humanidade, a sua célula mater é a sua pedra angular. A família é a comunidade na qual, desde a infância, os filhos podem assimilar os valores morais, em que pode começar a honrar a Deus e usar corretamente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade (cf. CIC 2207). Educar com Deus, essa é a proposta que Yolanda Abreu, nossa colaboradora apresenta em seus artigos, mostrando que, com certeza, a melhor forma de amar e viver em família é como Deus nos ensinou.

Como católica, esposa, mãe de dois filhos e psicóloga escolar, venho me dedicando a viver em família, a estudar e trabalhar com crianças e famílias há mais de dez anos. Percebo o quanto as famílias necessitam de escuta, de orientação e de um diálogo franco e sensível sobre as relações pais e filhos. Temas como educação emocional, promoção de saúde mental e o desenvolvimento espiritual das crianças muitas vezes geram inúmeras dúvidas e, na correria do dia-a-dia, os pais se encontram sem saber o que fazer ou mesmo sem compreender os problemas que tem enfrentado em casa com seus filhos.

O projeto Educar com Deus surgiu em 2018 com o objetivo de construir um espaço onde esse diálogo possa acontecer, de forma simples e acessível, auxiliando pais e educadores a refletir e desenvolver melhor sua missão. A partir da união entre minha vivência como mãe católica e psicóloga escolar, o projeto tem como foco estimular a saúde, a educação e a espiritualidade de maneira entrelaçada e indissociável. Isso se concretiza a partir dos valores do Evangelho, sempre tendo por embasamento a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja Católica. Aliados a isso, por complemento, são utilizados subsídios da psicologia, da pedagogia e da saúde mental, entre outras áreas de conhecimento.

Esses escritos foram se multiplicando e em 2019 o projeto ganhou um espaço virtual independente, o Blog Educar com Deus (www.educarcomdeus.com), com o intuito de alcançar um público maior, assim como compartilhar outras ideias e reflexões que não haviam sido publicadas.

Juntamente com o blog, o projeto ganhou também um espaço nas redes sociais, com uma página no Facebook. Com essa nova ferramenta, o Educar com Deus tem se expandido para abraçar outras formas de levar informação, incluindo links de matérias e vídeos de outras fontes. Tem também aberto como possibilidade outras propostas de evangelização, com imagens e mensagens bíblicas e de datas comemorativas do calendário católico.

Os conteúdos têm crescido em número e em variedade com o desenvolvimento do projeto, e os feedbacks dos que acompanham têm sido muito positivos. Contudo, ainda existe uma grande necessidade de alcançar novos horizontes. Há grande escassez de espaços como esse, que se proponham a unir educação e psicologia, sem perder sua identidade católica. Espaços que falem diretamente ao público das famílias católicas, auxiliando a esclarecer dúvidas, apontar erros com caridade e a mostrar novas alternativas possíveis, realizando um verdadeiro anúncio da Boa Nova de Cristo àqueles que cuidam das crianças nos tempos atuais.

Yolanda Abreu
Psicóloga clínica e educacional
Especialista em Psicologia Escolar
Atua como psicóloga escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Itaguaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *