PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA R.T.S
CAMPANHA DANIEL DE JEJUM E ORAÇÃO – 2021
“Naqueles dias, eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, até que se cumpriram três semanas completas”. (Dn 10, 2-3)
Querido irmão, Deus seja glorificado por você ter aceitado viver esse tempo de jejum e de oração. Que seja uma jornada repleta do poder do Espírito Santo!
A passagem acima descrita, tirada do livro do profeta Daniel, é o exemplo clássico de um “jejum parcial”, realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de Sua vontade. Chamamos “jejum parcial” porque consiste na aplicação de uma dieta limitada, ao invés da abstinência absoluta de alimentos.
Está claro que existe um valor muito grande nesse tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar do seu jejum foi uma tremenda visitação do Anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (vers. 13-22). Além disso, o próprio Anjo de Deus, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitência: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que eu vim” (v. 12).
Quando somos movidos pela promessa de Deus e, numa atitude que Lhe agrada, começamos a transformar essa promessa em realidade no jejum e na oração; no momento mesmo em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas orações são ouvidas no céu! Profetizamos que desde o primeiro dia desse tempo da Campanha de jejum você experimentará a alegre certeza de que suas orações estão chegando ao trono do Altíssimo e estão sendo levadas em conta por Ele.
Daniel dedicou três semanas completas (vinte e um dias) ao jejum e à oração. O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt 6, 1-18 vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel. Em alguns momentos de decisão, porém, somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isso sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.
Para ajudar você a aproveitar bem esse tempo de bênção, apresentamos alguns passos importantes a ser vividos na Campanha Daniel:
1 – É positivo estabelecer o propósito que vai mover o seu jejum. Olhando as Sagradas Escrituras, encontramos muitas razões que levaram pessoas ao jejum. Se vamos jejuar, devemos ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar: estar com Deus; receber Sua Palavra e alguma orientação concreta; interceder por alguém ou alguma situação; enfrentar satanás e suas tentações. É preciso que você ore e peça ao Espírito Santo que revele sobre que intenções particulares você deve combater. Que pessoas estão perto de você e longe de Deus? Que situações precisam ser saradas pelo Senhor em sua vida, etc? Anote num papel as intenções que o Senhor for revelando a você e deixe-as à mão, para que você recorde delas na oração pessoal.
2 – Por três semanas (vinte e um dias), a contar de 1º. de novembro a 21 de novembro, você está convocado para esse jejum parcial. Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor. Lembre que, no seu jejum, Daniel esteve “pranteando por todo o tempo”, ou seja, ele teve um coração quebrantado e fervoroso diante de Deus. Para alimentar sua oração diária, oferecemos a você um roteiro de passagens da Escritura. Durante esse tempo, evite alimentos aos quais você é mais apegado e que servem mais para o gosto do que para as necessidades reais do organismo (doces, refrigerantes, excesso de fritura, café, etc).
Além disso, evitando extravagâncias, vamos escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia. Cuidado somente para não descontar na próxima refeição e compensar o que foi omitido. Pessoas que fazem uso de medicamentos devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios. Pessoas com problemas de pressão ou diabetes, ou outro tipo de limitação de saúde, devem conhecer as reais necessidades do seu organismo e adaptar o jejum.
3 – Durante o tempo do jejum, diminua sua exposição à internet e televisão. Busque o Senhor em íntima oração. Quem sabe você poderá ser mais generoso na ajuda aos necessitados?
4 – No dia 1º.de novembro, segunda-feira, a partir das 7h, disponibilizaremos no YouTube e no Facebook o primeiro dia de meditação sobre o roteiro de oração. Essa meditação é só uma ajuda; não substitui sua conversa pessoal com o Senhor. O jejum começa nesse dia desde o amanhecer. Lembre-se de que você estará unido a muitos outros irmãos durante esse tempo. Rezemos uns pelos outros!
Roteiro de oração pessoal para os dias de jejum:
Durante o tempo do jejum, você é convidado a estreitar o seu relacionamento com o Salvador Jesus. Por isso, oferecemos passagens da Escritura que manifestam quem Ele é para nós. Peça ao Senhor o entendimento de que cada passagem se refere a você pessoalmente. A Palavra de Deus é semente: o que ela contém em si é o começo de grandes transformações. Use cada passagem sugerida no roteiro abaixo como uma semente de vitória sobre sua vida e declare a fidelidade do Senhor.
1º. dia – Ore com o evangelho de João 6, 35-40 e diga a Jesus: “Tu és o Alimento da minha alma!”.
2º. dia – Ore com o evangelho de João 6, 41-51 e diga a Jesus: “Tu és o Pão Vivo que me dá vida!”.
3º. dia – Ore com o evangelho de João 8, 12 e diga a Jesus: “Tu és a Luz do Mundo que expulsa todas as trevas da minha vida!”.
4º. dia – Ore com o evangelho de João 10, 7-10 e diga a Jesus: “Tu és a Porta sempre aberta para mim!”.
5º. dia – Ore com o evangelho de João 10, 11-16 e diga a Jesus: “Tu és o Meu Bom Pastor!”.
6º. dia – Ore com o evangelho de João 11, 17-27 e diga a Jesus: “Tu és a minha Ressurreição e a minha Vida!”.
7º. dia – Ore com o evangelho de João 14, 1-7 e diga a Jesus: “Tu és O Caminho, A Verdade e A Vida para mim!”.
8º. dia – Ore com o evangelho de João 15, 1-5 e diga a Jesus: “Tu és A Videira na qual eu tenho a vida!”.
9º. dia – Ore com o evangelho de João 1, 1-17 e diga a Jesus: “Tu és o Poderoso Verbo – Palavra – de Deus!”.
10º. dia – Ore com o evangelho de Mateus 16, 13-19 e diga a Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo!”.
11º. dia – Ore com Apocalipse 22, 12-16 e diga a Jesus: “Tu és o Começo e o Fim em cada dia da minha vida!”.
12º. dia – Ore com o evangelho de Mateus 14, 23-33 e ouça Jesus: “Tranquilizai-vos, Sou eu!”.
13º. dia – Ore com a Primeira Carta de João 3, 1-2 e agradeça porque você é filho de Deus!
14º. dia – Ore com a Primeira Carta aos Coríntios 6, 19-20 e agradeça porque você é templo onde habita o Espírito Santo.
15º. dia – Ore com a Segunda Carta aos Coríntios 5, 17 e agradeça porque em Jesus você é uma nova criatura!
16º. dia – Ore com a Segunda Carta aos Coríntios 5, 18-20 e agradeça porque você também é um embaixador de Cristo!
17º. dia – Ore com o evangelho de João 15, 12-17 e agradeça porque você foi escolhido como amigo por Jesus!
18º. dia – Ore com a Carta aos Efésios 1, 3-4 e agradeça porque você é abençoado com toda bênção em Cristo!
19º. dia – Ore com a Primeira Carta de Pedro 2, 9-10 e agradeça porque você foi chamado para a maravilhosa luz de Deus!
20º. dia – Ore com a Carta aos Romanos 8, 12-17 e agradeça porque você foi chamado a suportar o sofrimento com Cristo e ser herdeiro da bênção de Deus.
21º. dia – Ore com Romanos 8, 35-39 e agradeça porque você é chamado a ser mais que vencedor pelo amor que Jesus tem por você!