Menu fechado

Série: Percorrendo o Catecismo – O que devo fazer para alcançar o céu?

O que devo fazer para alcançar o céu?

Escrito por Luís Gustavo Santos da Silva.

No artigo anterior, vimos que só encontraremos a felicidade eterna em Deus, especificamente quando alcançarmos o Céu. 

Mas a questão que fica é: o que devo fazer para alcançar o Céu?

Antes de respondermos esta pergunta, vamos pensar um pouco sobre o Céu:

Muitos imaginam o Paraíso como um lugar feliz e que lá eles encontrarão seus entes queridos e todas as pessoas por quem sentiram afeto. De fato, lá veremos pessoas muito queridas para nós e que nos fizeram muito bem. No entanto, quem é a pessoa principal a ser encontrada? Muitos responderiam que a pessoa principal seria pai, mãe, marido, esposa, filho(a) e por aí vai. Na verdade, a pessoa principal a ser encontrada lá é Deus. E quando estivermos com Ele, também estaremos com todos aqueles que com Ele estão.

Mas o Céu não se trata de uma reunião de familiares e amigos. Para exemplificar, pensemos numa festa de aniversário: lá veremos muitas pessoas que nos são queridas e que ficamos felizes em vê-las; entretanto, quando o aniversariante chega, toda a atenção é direcionada a ele, não é? Assim será no Céu: veremos muitas pessoas conhecidas e amadas, mas nós estaremos lá pela pessoa principal da festa: Deus.

No Céu, alcançaremos a plenitude da felicidade, que é estar completamente unido a Deus pelo amor em toda sua perfeição. Contudo, só viveremos a plenitude deste amor se aqui na vida terrena tivermos amado a Deus. 

Não há como Deus levar à plenitude aquilo que nem existe. Se em nosso coração não houver um princípio de amor de Deus aqui na Terra, será impossível desfrutar deste amor na eternidade. Foi para isso que Deus nos colocou aqui na Terra: para que possamos amá-Lo e, assim, firmarmos uma base sólida para vivermos a plena felicidade no Céu. (1)

Portanto, é necessário que, se quisermos alcançar o Céu e estar intimamente unidos a Deus, nos esforcemos nesta vida para amá-Lo. Porque quem não ama Deus nesta vida, estará privado de contemplá-Lo na eternidade, pois o Céu não existirá para esta pessoa. Assim como um homem cego não pode ver a luz do sol, o pecador que morre sem se arrepender de seus pecados também estará privado de ver Deus na eternidade, sendo destinado ao inferno. Afinal, o pecado é nada mais do que uma falta contra o amor de Deus.

Após essa reflexão sobre o céu, voltemos à questão principal: o que devo fazer? Bem, após as considerações feitas, podemos concluir que só se chega ao Céu amando a Deus sobre todas as coisas com todo o nosso coração. Mas aí entra um próximo questionamento: como? Como já disse Santo Agostinho, só se ama aquilo que se conhece, e assim devemos proceder: conhecendo mais sobre Deus para amá-Lo ainda mais. E esse é o nosso dever como cristãos: aprender tudo que pudermos sobre Deus, a fim de amá-Lo mais e manter esse amor vivo em nós.

Mas como posso conhecê-Lo?

E a fim de cumprir este dever, nós acabamos participando de aulas de doutrina em paróquias ou em grupos católicos, encontros catequéticos (para os que vão receber os sacramentos da iniciação cristã), escutamos atentamente as homilias das missas, buscamos em livros e artigos sobre a doutrina, como o Catecismo da Igreja Católica, etc. Essas são formas que nós encontramos para “corresponder” ao amor de Deus por nós, buscando aprender mais sobre Ele.

E buscando corresponder a Deus, nós acabamos fazendo aquilo que é próprio do amor por alguém: em tudo querer agradar a pessoa amada e fazer aquilo que ela gostaria que fosse feito. Assim também é com Deus, se O amamos, buscaremos fazer aquilo que Lhe agrada e ser o tipo de ser humano que Ele quer que sejamos.

Este amor não pode ser manifestado apenas por sentimentos e afetos, sendo emotivos a todo tempo. Isso não é essencial. O que de fato importa é que nós busquemos manifestar nosso amor por Ele não por sentimentos, mas sim pelo que estamos dispostos a fazer por Ele. Afinal, o amor de Deus reside na vontade. E quanto mais amarmos Deus na vida terrena, mais felizes seremos na vida eterna.

“Por isso, sempre e em toda a parte, Ele está próximo do homem. Chama-o e ajuda-o a procurá-Lo, a conhecê-Lo e a amá-Lo com todas as suas forças.” (Cat, n.1)

Este trecho do primeiro parágrafo do catecismo resume bem o que foi dito anteriormente. E nele encontramos justamente a ação mais importante que devemos fazer: amar. Mas é impossível amar aquilo que não se conhece, da mesma forma que o amor não é verdadeiro se não buscamos fazer aquilo que o amado quer, por meio de obras. Por isso, devemos servir a Deus.

A Graça

Antes de fecharmos a questão sobre o que deve ser feito para alcançar o Céu, é importante nos lembrarmos que Deus não nos deixa “largados à própria sorte”, mas nos dá o seu auxílio, através de sua Graça. 

Isto ocorre porque a felicidade do Céu é sobrenatural e, portanto, nós não teríamos direito de obtê-la por nossos próprios méritos porque ela ultrapassa nossa natureza humana.

E a fim de alcançarmos esta felicidade, Deus nos dá seu auxílio sobrenatural (Graça) para que alcancemos o tipo de amor que nos fará conquistar o Céu. E este tipo de amor é a caridade, um amor que é como uma semente plantada em nós pelo batismo e que devemos cultivá-la ao longo de nossas vidas.

Que Deus nos conceda a graça de alcançarmos o Céu vivendo uma vida sobrenatural aqui na Terra conhecendo-O, amando-O e servindo-O com todo o nosso coração através do impulso de Sua Graça!

Deus te abençoe!

Referências:

  1. Trese, Leo John. A fé explicada. São Paulo. Quadrante: 1999

1 Comentário

  1. FATIMA ANDRADE DE OLIVEIRA

    O que devo fazer para chegar ao Céu?
    Amar a Deus sobre todas as coisas, mas antes de amá-lo, conhecê-lo, sem querer ser um São Tomé, mas ver e crer com o coração, amá-lo sem ver, através do cumprimento dos Mandamentos, usar nosso passaporte para a Vida Eterna, o Rosário de Nossa Mãe Santíssima, para encontrá-lo na Vida Eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *