Menu fechado

MÊS MISSIONÁRIO

Por Julia Soares

Outubro é o Mês Missionário. A Campanha Missionária é a segunda grande campanha do ano e oferece-nos a ocasião para realizarmos atividades capazes de movimentar todos os setores das nossas comunidades e é o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo levando a missão de todo o cristão de anunciar Jesus Cristo e também o trabalho de tantos consagrados que deixaram seus países para levar o Evangelho a países mais distantes.

O objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro. 

Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.

Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. 

O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração”

Todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, um exemplo seria como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.

Neste contexto, a chamada à missão, o convite a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo, aparece como oportunidade de partilha, serviço, intercessão. A missão que Deus confia a cada um faz passar do «eu» medroso e fechado ao «eu» resoluto e renovado pelo dom de si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *