Menu fechado

Paixão de Jesus – Contemplar, meditar, viver!

“Considerai, pois, atentamente aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra a sua pessoa, para que vos não fatigueis, desfalecendo em vossos ânimos” Hebreus 12,3

A Paixão de Jesus nos ensina muito a respeito dos sofrimentos que inevitavelmente todos passam ou passarão em algum momento da vida. Quando estamos unidos a Cristo em Sua Paixão tudo passa a ter sentido e nada que colocamos nas mãos de Jesus é desperdiçado.

Muitos santos meditaram, contemplaram e viveram a Paixão de Cristo em suas próprias vidas, dando significado nobre e sublime para os sofrimentos aos quais foram submetidos. Que possamos aprender com eles e fazer essa experiência. Vejamos algumas meditações:

“Vale mais uma só lágrima derramada em recordação da Paixão de Jesus, que uma peregrinação a Jerusalém e um ano de jejum a pão e água.” Santo Agostinho

“Eu choro por causa dos sofrimentos e das afrontas ocasionadas ao meu Senhor e minha pena cresce e aumenta vendo a ingratidão dos homens que não o amam e dele se esquecem” São Francisco de Assis

“Jesus Cristo, morrendo, apagou a nossa condenação com o seu sangue para que assim recuperássemos a esperança do perdão e da salvação eterna.” Santo Afonso Maria de Ligório

“O caminho do Calvário é longo; o expirar na cruz é dolorosíssimo; mas o aleluia que a alma cantará será eterno!”

São Padre Pio

“A Paixão do Redentor é meio eficacíssímo para destruir a inimizade e conduzir a alma a grande santidade.” São Paulo da Cruz

“Não recuso a Cruz, porque se recuso a Cruz, recuso Jesus!” Santa Gemma Galgani

“Que a Paixão de Cristo esteja sempre esculpida em sua mente e em seu coração.” São Padre Pio

“Quem não busca a Cruz de Cristo, não busca a Glória de Cristo.” São João da Cruz

“Escrevei, Senhor, vossas chagas em meu coração, para que nelas eu leia a dor e o amor: a dor, para suportar por vós todas as dores; o amor, para desprezar por vós todos os amores”. Porque, tendo diante dos meus olhos a grande dor que vós, meu Deus, sofrestes por mim, sofrerei pacientemente todas as penas que tiver de suportar, e à vista do vosso amor, de que me destes prova na cruz, eu não amarei nem poderei amar senão a vós.” Santo Agostinho, ao contemplar Jesus todo chagado na cruz.

“Quem quiser crescer sempre de virtude em virtude, de graça em graça, medita sempre Jesus na sua Paixão. Não há exercício mais útil para fazer santa uma alma do que considerar assiduamente os sofrimentos de Jesus Cristo.” São Boaventura

“Ponde os olhos nos Crucificado e tudo vos parecerá pouco” Santa Teresa de Jesus

“Tinha no ombro, enquanto carregava minha cruz no caminho das Dores, uma ferida grave, que era mais dolorosa que as outras e que não é registrada pelos homens. Honre esta ferida com devoção e conceder-lhe-ei o que pedir através da sua virtude e mérito. E quanto a todos aqueles que venerarão esta ferida, entregar-lhes-ei todos os seus pecados veniais e deixarei de me lembrar dos seus pecados mortais.” Resposta de Jesus a São Bernardo quando este perguntou a Nosso Senhor qual era o seu maior sofrimento não registrado.

A dor pode gerar frutos amargos ou doces, depende da água com que se rega a terra. Se for a água do ressentimento ou da autopiedade, certamente serão amargos ou azedos. Se for a Água Viva que fecunda Amor no “solo” do coração, os frutos serão doces.

Unir os sofrimentos aos de Jesus nos ajuda a passar por eles e não estacionar neles. Seguindo com Jesus o caminho do Calvário carregando a própria cruz, nos dará força e coragem para seguir até o fim e com Jesus ressuscitar. Quem sofre com Jesus não sofre sozinho, mas está com Aquele que tudo suportou por nós e nunca abandona os que se abandonam nEle.

Jesus foi injuriado, caluniado, perseguido, machucado, invejado, massacrado, incompreendido, torturado, chicoteado, crucificado e morto. Seu sofrimento não foi em vão. Ele estava fazendo a vontade do Pai. Então, quando nessa vida sofrer injúria, calúnia, inveja, perseguição, incompreensão una-se a Jesus em Sua Paixão e entregue tudo a Ele para que Ele faça o que melhor Lhe aprouver. Seja para sua santificação, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório. Ofereça a mirra do sofrimento no Altar do Senhor.

O combate é intenso mas quem batalha por nós já venceu todas as guerras, lutas, batalhas. Venceu a morte e inaugurou o tempo da salvação.

Tomemos posse dessa Verdade em nossas vidas!

“Só se joga pedra em árvore que dá fruto” Se voce está recebendo “pedrada” é porque está dando muito bom fruto! Entregue tudo a Jesus que Ele te sustentará! Ele está contigo todos os dias até o fim dos tempos!”

A Sagrada Escritura nos ajuda a lembrar sempre que “ A Alegria do Senhor é a nossa força!” Neemias 8,10. Proclamemos isso hoje e em todas as manhãs!

“Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.”  II Coríntios 12,10

“Tudo posso nAquele que me fortalece!” Filipenses 4,13

“Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” São João 15,5

“Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” São Mateus 10, 22

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.” São Mateus 5, 10-12

“Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.” São João 16,33

“E sereis odiados de todos por causa de meu nome. Mas o que perseverar até o fim será salvo.” Sao Marcos 13,13

“Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por minha causa objeto de ódio para todas as nações.” São Mateus 24,9

“Porque, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á.” São Lucas 9,24

“Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” Josué 1,9

“Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” São Mateus 28,20

“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação.” Eclesiástico 2,1.4-5

“Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” São João 3,16-17

Por Elaine Ferraro

Referencias:

livro “A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”, Santo Afonso Maria de Ligório https://soutodoteumaria.com.br/santo-afonso-m-de-ligorio-frutos-que-se-colhem-na-meditacao-da-paixao-de-jesus-cristo/amp/

Bíblia Sagrada edição Ave Maria

https://www.ordem-do-carmo.pt/index.php/16-portal/portal/764-frases-sobre-a-paixao-de-nosso-senhor-jesus-cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *