Menu fechado

Vivendo a Semana das Semanas

Na Semana Santa, a Igreja Católica celebra os mistérios da salvação, levados ao cumprimento por Jesus Cristo nos últimos dias de Sua vida, a começar pelo Seu ingresso messiânico em Jerusalém. O tempo da Quaresma, o período de 40 dias, cujo início é na Quarta-feira de Cinzas, continua até a Quinta-feira Santa. A partir da Missa Vespertina da Quinta-feira inicia-se o Tríduo Pascal que abrange a Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor e o Sábado Santo. E tem o seu ápice na Vigília Pascal e no Domingo da Ressurreição.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que une num todo o triunfo real de Cristo e o anúncio de Sua Paixão. Desde a Antiguidade comemora-se a entrada do Senhor em Jerusalém com uma procissão solene. Com ela, os cristãos celebram esse evento, imitando as aclamações e os gestos das crianças hebreias, que foram ao encontro do Senhor com o canto do “Hosana” (o grito de exaltação e adoração ao messianismo de Jesus).

TODA A SEMANA SANTA

Domingo de Ramos: é o dia em que se celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumento, sendo aclamado pelo povo que estendia ramos de palmeira e gritava “Hosana!”. Os cristãos também costumam levar ramos de palmeira para serem abençoados nas missas desse dia.

Segunda a quarta-feira: são dias de oração e reflexão sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e sobre o significado da Semana Santa.

Quinta-feira Santa: é o dia da Última Ceia, em que Jesus reuniu seus discípulos para a ceia pascal, na qual instituiu a Eucaristia e lavou os pés dos seus discípulos como exemplo de humildade e serviço ao próximo.

Sexta-feira Santa: é o dia em que se relembra a paixão e morte de Jesus Cristo na cruz. Os cristãos costumam participar de celebrações litúrgicas, como a Via Sacra, que percorre as 14 estações da cruz, e a Adoração da Cruz, em que se presta homenagem ao sacrifício de Jesus.

Sábado de Aleluia: é o dia em que se celebra a espera pela ressurreição de Jesus. É comum a realização de vigílias e missas solenes, que culminam com a celebração da Ressurreição no Domingo de Páscoa.

Domingo de Páscoa: é o dia da ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos celebram a vitória da vida sobre a morte, renovando a esperança e a fé na promessa da vida eterna.
Para muitos cristãos, a Semana Santa também é um período de reflexão, jejum e penitência. É uma oportunidade de se aproximar de Deus e de vivenciar a espiritualidade cristã de forma mais intensa.
Em resumo, a Semana Santa é um período de muita importância para os cristãos, que celebram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. É um momento de renovação da fé, reflexão e esperança na vida eterna.

Por Julia Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *