Menu fechado

Dez expressões de Santa Teresinha de Lisieux para entender melhor o Sagrado Coração de Jesus

Entramos no mês de junho, dedicado na Igreja ao Sagrado Coração de Jesus. Em 2023, celebramos o 150º aniversário do nascimento de Santa Teresa do Menino Jesus. A leitura de seus textos durante este mês pode ser uma boa ajuda para adentrarmos no mistério do Coração Divino e Humano de Jesus.

Santa Teresinha é, sem dúvida, uma entre os grandes “Apóstolos do Coração de Jesus” de nossos tempos. Ela não “profere sermões” sobre o Coração de Jesus, porém toda a sua doutrina espiritual tem como fonte e como fim o Coração de Jesus, ao qual ama e ensina a amar.

Resumimos em dez expressões o que significa o Coração de Jesus para Santa Teresinha do Menino Jesus.

1) “De Coração para Coração”

Para Santa Teresinha, o Coração de Jesus é, antes de tudo, Jesus Cristo com quem se relaciona pessoalmente de Coração para coração. Santa Teresinha voa alto e quer nos mostrar, a partir de sua própria experiência, como entende o mistério do Coração de Cristo, mistério que ela desvenda e resume em sua expressão: “Coeur a Coeur” ou “De Coração para Coração”.

“Eu não vejo o Sagrado Coração como todo mundo. Penso que o Coração de meu Esposo é só para mim, como o meu é só para Ele, e então falo com Ele sobre a saudade desse delicioso relacionamento de coração para coração, esperando, um dia, contemplá-lo face a face.” (Carta 122, para Celina)

2) “Necessito de um coração ardendo de ternura”

Falar do Coração de Jesus segundo Santa Teresinha é situar-se no centro do mistério da Encarnação. O Coração de Jesus para ela é a resposta à necessidade que o coração do homem tem de um Deus que fale sua linguagem, que compartilhe seu mesmo destino, que responda à sede de amar e de ser amado.

“Necessito de um coração ardendo de ternura

Amar tudo em mim, incluindo minha debilidade…

Preciso de um Deus tomando minha natureza

Converter-se em meu irmão e poder sofrer!” (Poesia 23)

3) “O amor do Coração de Jesus afastou todo o temor do meu coração”

O Coração de Jesus, para Santa Teresinha, é expressão da Misericórdia Divina. “Ah! Meu querido Irmãozinho, já que me foi dado compreender também o amor do Coração de Jesus, te confesso que ele afastou todo o temor do meu coração. A lembrança de minhas faltas me humilha, me leva a não me apoiar jamais em minha força, que é só debilidade. No entanto, essa lembrança me fala de misericórdia e de amor.” (Carta 247, para o abade Belliére)

4) “A confiança deve nos levar ao amor”

A descoberta do Amor do Coração de Jesus nos leva pelo caminho da confiança: “Junto a esse Coração aprendemos a ter valentia e, acima de tudo, confiança. Ah! Como eu queria poder fazê-la compreender o que sinto! É a confiança e nada mais que a confiança que nos deve levar ao Amor…” (Carta 197, para a Irmã Maria del Sagrado Corazón)

A Comunidad de Bienaventuranzas (Comunidade das Bem-aventuranças) compôs a seguinte canção para essa mensagem de confiança de Santa Teresinha: “Qu’il est doux d’appeler Dieu notre Père, Car Il n’est qu’Amour et Miséricorde, C’est la confiance et rien que la confiance, Qui doit nous conduire à l’Amour. Abba, Abba, mon Père, Je m’abandonne à Toi”, em português: “Como é doce chamar Deus de nosso Pai! Ele é todo amor e misericórdia. É a confiança, nada mais que a confiança, que nos conduz ao Amor. Abba, Abba, meu Pai, me abandono a Ti”.

5) “Tomar Jesus pelo Coração”

Para Santa Teresinha, a perfeição consiste em agradar ao Coração de Jesus, em “tomar Jesus pelo Coração”. “Eu lhe asseguro que o Bom Deus é muito melhor do que você pensa. Ele se contenta com um olhar, um suspiro de amor… Para mim, a perfeição é muito fácil de praticar, porque compreendi que basta tomar Jesus pelo Coração…” (Carta 171, para Leonia)

6) “(Na Eucaristia) posso descansar em Teu Coração”

O Coração de Jesus bate para Santa Teresinha na Eucaristia.

“E no entanto vives para mim no Altar. Se não posso ver o brilho de Teu Rosto

Para escutar Tua voz cheia de doçura

Posso, oh meu Deus, viver por Tua graça

Posso descansar em Teu Sagrado Coração!” (Poesia 23)

7) “Ser mártir de Vosso Amor, meu Deus!”

O Amor do Coração de Jesus a leva a oferecer sua vida por amor. Para Santa Teresinha, essa oferta consiste em deixar que Jesus a ame o quanto desejar e que, através dela, esse amor chegue a todos os homens. “(…) eu me ofereço como vítima de holocausto ao Vosso Amor misericordioso, suplicando a Vós que me consumais sem cessar, deixando transbordar em minha alma as grandes ondas de ternura infinita que se encontram encerradas em Vós, e que assim eu me torne Mártir de Vosso Amor, meu Deus!” (Ato de Oferta ao Amor Misericordioso)

8) “Consolar Vosso Sagrado Coração”

O Amor ao Coração de Jesus faz de Santa Teresinha uma “missionária no claustro”. Ela descrevia a finalidade de sua vida: “Quero trabalhar somente por Vosso Amor, com o único objetivo de Vos agradar, de consolar Vosso Sagrado Coração e de salvar as almas que O amarão eternamente.” (Ato de Oferta ao Amor Misericordioso)

9) “A Mãe que manda em Teu Coração”

Santa Teresinha vê na Virgem Maria aquela que tem todo o poder sobre o Coração de Jesus:

“Lembra-Te também do poder assombroso com que Tua excelsa Mãe manda em Teu Coração

Lembra-Te que um dia, por sua humilde palavra, mudaste a simples água no melhor vinho.” (Poesia 24)

10) “Eu serei o Amor”

Para Santa Teresinha, o Coração de Jesus bate no coração da Igreja. Isso a leva a afirmar: “No Coração de minha Madre Igreja eu serei o AMOR.” (Manuscrito B, v. 3)

A partir dessa exclamação de Santa Teresinha (”eu quero ser o Amor”), Jesed canta neste vídeo o mistério da Igreja.

Fonte: http://www.religionenlibertad.com/

https://www.religionenlibertad.com/cultura/766456458/10-expresiones-santa-teresita-lisieux-sagrado-corazon-jesus.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *