Menu fechado

Imaculado Coração de Maria

Por Letícia Tarsitano

No dia após a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a igreja celebra a festa do Imaculado Coração de Maria, mostrando que o Coração de Maria sempre nos leva a Jesus.

O Imaculado Coração de Maria nos revela a profundidade do amor de nossa Mãe Celestial por cada um de nós. Seu coração é um reflexo do amor de Deus, que transborda em generosidade, compaixão e misericórdia. Maria nos acolhe, intercedendo por nós e nos conduzindo a Jesus.

A data da celebração ao Imaculado Coração de Maria

A festa litúrgica do Imaculado Coração de Maria acontece no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esta solenidade é celebrada na segunda sexta-feira depois da solenidade de Corpus Christi.

As origens da devoção ao Imaculado Coração de Maria

A devoção ao Imaculado Coração de Maria remonta a várias aparições marianas e revelações que ocorreram ao longo dos séculos. Nossa Senhora apareceu a três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta. Durante essa aparição, Maria falou sobre a importância da devoção ao seu Imaculado Coração como meio de conversão, salvação e paz para o mundo. Maria revelou aos três pastorinhos uma visão do seu Imaculado Coração cercado de espinhos, simbolizando os pecados da humanidade.

Em 10 de dezembro de 1925, a Virgem Santíssima revelou a Lúcia, a devoção reparadora dos primeiros cinco sábados. No entanto, Lúcia divulgou essa revelação apenas dois anos depois, em dezembro de 1927, seguindo as instruções de seu confessor. Assim, o mundo teve acesso às palavras de Nossa Senhora:

“Olha,  minha filha,  o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu,  ao menos,  procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão,  rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar”.

Além das aparições de Fátima, a devoção ao Imaculado Coração de Maria tem raízes nas Sagradas Escrituras. Nelas, encontramos referências ao Imaculado Coração no Evangelho segundo São Lucas: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19). “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2,51).

Em 1942, o papa Pio XII consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria como forma de buscar a proteção e a paz durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1944, instituiu a festa litúrgica do Imaculado Coração de Maria, a ser celebrada no sábado seguinte à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, como uma maneira de destacar a conexão inseparável entre os dois corações. Posteriormente, em 1984, o papa João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria em união com todos os bispos do mundo, renovando a consagração feita por seus predecessores.

Cinco Sábados

Maria apresentou seu coração cercado de espinhos, simbolizando os pecados que cometemos. Pediu que fizéssemos atos de desagravo para tirá-los, com devoção reparadora dos cinco primeiros sábados.

São cinco os primeiros sábados,  segundo revelou Jesus,  por serem “cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria”.

1 – As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;

2 – Contra a sua Virgindade;

3 – Contra a Maternidade Divina recusando ao mesmo tempo recebê-la como Mãe dos homens;

4 – Os que procuram infundir nos corações das crianças a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada Mãe;

5 – Os que A ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens.

Oração ao Imaculado Coração de Maria

“Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente.

Ó Maria, vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejam curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e convertamo-nos por meio da chama do vosso Coração.

Amém.

Referências:

Consagre-se ao Imaculado Coração de Maria

https://comshalom.org/a-devocao-ao-imaculado-coracao-de-maria/

https://cruzterrasanta.com.br/imaculado-coracao-de-maria/463/104/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *