Menu fechado

A Assunção de Nossa Senhora

A Assunção de Nossa Senhora é um dos momentos mais sagrados para a Igreja Católica.

É celebrada no dia 15 de agosto, desde o século V, com o significado de “Nascimento para o Céu”.

“Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma dignamente revelado, que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. (Constituição apostólica “Munificentissimus Deus” (M.D DE Pio XII – primeiro de Novembro de 1950).

A Assunção de Nossa Senhora nos de uma mulher escolhida desde antes do tempo para ser a Mãe de Jesus Cristo. Sua vida foi um exemplo supremo de humildade, obediência e total entrega à vontade de Deus. Maria, cheia de graça, caminhou lado a lado com seu Filho, compartilhando as alegrias, sofrimentos e sacrifícios da missão de Jesus na Terra.

Quando chegou o momento da Assunção, Deus a coroou com a glória merecida. Nossa Senhora foi elevada aos céus, corpo e alma, como sinal de sua pureza, santidade e papel especial na redenção da humanidade. Ela, que disse “sim” a Deus com um coração plenamente aberto, foi exaltada e colocada em um lugar de honra.

Assim como Maria foi assumida aos céus por obra de Deus, também nós somos chamados a aspirar à eternidade em sua presença. Maria nos conduz a Jesus e intercede por nós junto a Ele. Ela é a Rainha dos Céus, Mãe amorosa, que olha por seus filhos terrenos e nos ampara com seu manto protetor.

A devoção à Assunção de Nossa Senhora nos inspira a seguir seu exemplo de fé e confiança. Ela é um farol de esperança, um modelo de virtude e um refúgio seguro em nossa jornada de fé. Podemos recorrer a Maria em nossas necessidades, buscando sua intercessão em momentos de dificuldade, sabendo que ela nos ouve e nos ama como uma verdadeira mãe.

Devemos elevar nossos corações em oração e gratidão a Nossa Senhora. Que possamos ter como exemplo a sua humildade, viver uma vida de santidade buscando a união com Cristo, a plenitude da vida em Deus e a glória eterna nos céus, reconhecendo a importância de Maria em nossa vida espiritual e seguindo sua luz em direção ao Reino dos Céus.

Maria, rogai por nós, para que, sob sua proteção materna, possamos caminhar na fé, esperança, amor e alcançar a glória eterna ao lado de Deus.

Oração

“Santíssima Mãe, Teu amor nos alcança e nos consola, Teu dogma aponta a verdade da ressurreição e a importância do corpo, assim como demonstrou o Teu filho. Ajudai-nos a crescer na fé e a nos tornarmos convictos desses fatos proclamados. Amém!”

Maria Assunta ao céu, rogai por nós!

Referências:

https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/assuncao-de-nossa-senhora.html

https://santo.cancaonova.com/santo/assuncao-de-nossa-senhora/

https://comshalom.org/a-assuncao-de-nossa-senhora/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *